LisNova LisVelha

Passeio da Reabilitação Urbana

Propomos um itinerário pela cidade de Lisboa, com paragem em espaços de elevado valor patrimonial e cultural, públicos e privados, bem como a visita a edifícios recentemente reabilitados. O grande objetivo destes passeios é sensibilizar o público para a importância da reabilitação urbana na preservação do património e da memória das nossas cidades. A iniciativa promete surpreender, abrindo portas, conversando com quem sabe, desvendado factos e valorizando o património histórico, material e imaterial, num ambiente descontraído, cheio de boa disposição.

A iniciativa conta com o contributo do Engº. João Appleton, que foi convidado a partilhar a sua experiência e o seu olhar sobre a cidade, com sugestões de locais a visitar, de edifícios reabilitados que considera icónicos, mas também de espaços que, na sua perspetiva, deveriam ser alvo de intervenção.

O Engº. João Appleton participará numa apresentação do itinerário, no dia 14 de Abril às 14h30m, no auditório da Sociedade de Geografia. Após a apresentação, seguirá como guia privilegiado no primeiro passeio da Semana da Reabilitação Urbana.

A2P_JoaoAppleton

Engº. João Appleton

Engenheiro Civil pelo IST, fez carreira de investigação no LNEC, apresentando teses para especialista em 1982 e para investigador coordenador em 1992.

Em 1997, concorreu ao Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, sendo engenheiro conselheiro até 2007, altura em que o CSOPT foi extinto. Desde 1971, foi docente universitário convidado em diversas universidades (IST/UTL até 1997, UE de 1993 a 2005, FE/UC de 2006 a 2013), sobretudo em matérias ligadas à reabilitação, e também organizou e participou em inúmeras ações de formação na mesma área.

Trabalha em Projeto desde o final da década de 60, tendo sido coordenador e autor de mais de 500 projetos e de centenas de estudos e pareceres, maioritariamente dirigidos a questões de reabilitação de edifícios.

É autor de um livro sobre reabilitação de edifícios antigos e co-autor de diversos outros, versando a mesma temática.

Itinerário:

Sociedade de Geografia

Praça da Figueira

Elevador do Castelo

Campo das Cebolas

Arco de Jesus

Visita a 2 edifícios em reabilitação na Rua São João da Praça:

– Largo Júlio Pereira

– Depósito que servia o Chafariz d´el Rei

sru

Ponto de Encontro