Roteiro Vieirino

Padre António Vieira

Pregador, diplomata e profeta, António Vieira conta-se entre as figuras mais marcantes da história da lusofonia do século XVII. Ao longo da visita, iremos percorrer os pontos da cidade que foram determinantes na vida do célebre jesuíta português, evocando a sua obra, desígnios e contrariedades na relação que manteve com o poder régio e religioso.

O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa foi fundado em 1976 pelo Professor Doutor Jacinto do Prado Coelho.

A edição anotada e atualizada da Obra Completa do Padre António Vieira, em 30 volumes,conta-se entre os diversos projetos de investigação que este centro coordena, mobilizando para o efeito dezenas de especialistas nas áreas da história e da literatura.

Madalena Costa Lima é doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colabora como investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) e do Instituto de História da Arte. Participa regularmente em encontros científicos e é membro da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

Patrícia Monteiro é doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem colaborado como investigadora em diferentes projeto e atualmente integra a equipa que prepara a edição da Obra Completa do Padre António Vieira, no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL)

 

Ponto de Encontro

  • Elvira Bugalho

    Que pena….são tantos os bons passeios da Lisboa Autêntica que me sinto confusa…Inscrevo-me num , e perco o outro! Em qual me inscrever??? desta vez optei pela Lisboa Revolucionária, mas este ficará na agenda!!!!