Visita Encenada

Século XIV

No local onde hoje se encontra o Museu Militar de Lisboa, foram construídas, no tempo do Rei D. Manuel I, umas edificações designadas por “Tercenas das Portas da Cruz”.

Supõe-se que no tempo de D. Sancho II, existia já um arsenal em Lisboa situado, talvez, por alturas da Ribeira Velha, fronteira ao Bairro de Alfama. Um violento incêndio que deflagrou em 1396, obrigou a mudar estas Tercenas (ou “taracenas” como então eram conhecidas) para a Ribeira das Naus.

Por outro lado, admite-se a existência de vários arsenais, localizados nos principais portos, e foi a necessidade de os alimentar que terá levado D. Dinis a mandar plantar o Pinhal de Leiria em 1290.

D. Fernando deu grande incremento à construção naval, e foi no seu tempo que apareceram as tercenas navais como verdadeiros arsenais.

O que propomos nesta visita guiada é uma verdadeira experiência inesquecível. No decorrer da visita, realizada por guias residentes do Museu Militar, irá encontrar figuras históricas alusivas que irão que dar vida às salas do museu.

visita_museu militar (1024x731)

 

Ponto de Encontro