Quem Somos

A Lisboa Autêntica é uma equipa multidisciplinar com colaboradores de várias nacionalidades. Temos em comum o gosto pela cidade de Lisboa e adoramos partilhá-lo consigo. Juntos descobrimos a cidade, movidos por uma imensa curiosidade, informação rigorosa e boa disposição.

A Equipa:

Sou o Paulo Antunes, sou um alfacinha fresquinho e repolhudo, licenciado em Antropologia pelo ISCTE a concluir um mestrado em Gestão de Destinos Turísticos, pela ESHTE. Sou um entusiasta por passeios a pé, gosto muito de pessoas e da cidade de Lisboa. Estou muito feliz por ser o diretor da Lisboa Autêntica.

 

 

Sou a Mafalda Pinto, não nasci em Lisboa, cheguei de barco ainda em menina, no Príncipe Perfeito e adoptei e fui adoptada por esta cidade. Gosto do seu movimento, luz, gentes, cheiros, pausas, diversidade e incoerências… Lisboa desafia-me e relaxa-me. Penso que pertenço aqui, mas esse sentimento também alimenta o meu interesse pelo mundo e o outro. Licenciei-me em Sociologia e continuei a estudar, agora espero terminar em breve o mestrado em Programação e Gestão Cultural. Ah, é verdade, sou co-fundadora da Lisboa Autêntica, porque gosto de partilhar o que me faz bem.

 

Chamo-me Gonçalo Peres e o que mais me realiza é pegar na mochila e partir por esse mundo fora, sem planos, a confiar na sorte, no imprevisto e na energia positiva. Mas também gosto de conhecer o nosso belo país e adoro caminhar. Descobri a Lisboa Autêntica através dum artigo de jornal e fiquei fã dos passeios, do ambiente informal e familiar e das coisas novas que aprendi sobre a minha cidade e as suas gentes. Passei a fazer parte da equipa como responsável pela construção do site e dos recursos técnicos, para facilitar a comunicação e a organização da informação.

 

A minha história no turismo teve início nos longínquos anos 90, no ISLA, para onde regressei agora, de volta à licenciatura em Turismo! Tenho trabalhado em hotelaria, agências de viagens, cruzeiros!… Como complemento, é como guia de passeios em Lisboa que integro anos de aprendizagem e experiência. O que eu, Sandra Félix, gosto mesmo é de dar a conhecer a nossa linda Lisboa, que a cada ângulo revela mais uma história.

 

O meu nome é Petra Breitfuss, sou uma Austríaca que vive em Lisboa, a cidade que tem tudo, mas não mostra tudo imediatamente. Na Áustria, durante a Páscoa, os pais escondem prendas e os filhos têm que ir procurá-las. Esta tradição tem o nome de „Osternesterl suchen“. Lisboa é para mim algo de parecido: Lisboa tem muitos presentes maravilhosos, escondidos, que eu vou descobrindo enquanto passeio. A «Lisboa Autêntica» ajuda-me a conhecer melhor Lisboa e a encontrar os meus „Osternesterl“ escondidos na cidade. Sou licenciada em Estudos Germânicos e na Lisboa Autêntica faço traduções e passeios em alemão.

 

Nascer no bairro da Lapa. A moldura do Tejo ao fundo. Sete colinas acima, sete colinas abaixo. Em frente, a avenida, a calçada, a travessa. E cruzou-se comigo a Comunicação Social (UNL). Marcámos ali um tempo na praça do conhecimento. E a luz de Lisboa a dar azo à caminhada. Nova encosta, uma azinhaga, a escadaria. Ufa! Já se fez noite! Mas o Ecoturismo (ISLA) valeu a pena aprender! Eu sou a Ana Marques e, hoje, ofereço Lisboa a quem queira receber tudo o que a cidade tem de genuíno! Tudo! Lisboa Autêntica e, claro, pernas para andar!

 

O meu nome: Sara Domingos. A minha principal ocupação: artista visual. Mas também faço a criatividade das peças visuais e de comunicação dos itinerários temáticos da Lisboa Autêntica. Alfacinha de gema tenho o meu atelier no coração da Baixa, militando não só pela arte como pela vida artística no centro histórico de Lisboa, num conceito cada vez mais forte de revitalização desta zona. Sou também criadora da marca Olívia, sabões artesanais feitos a partir de azeite. Congrego em mim e no espaço que ocupo várias atividades e várias vontades.

 

O vinho é para mim uma paixão. A cidade de Lisboa é o meu encantamento permanente. Chamo-me António Coelho, sou licenciado em Engenharia Alimentar ramo Viticultura e Enologia e trabalho desde há mais de uma década no mundo dos vinhos. Trouxe para a Lisboa Autêntica o conhecimento dos néctares dos deuses em histórias e em provas. Com provas dadas!

 

 

Apaixonei-me por Lisboa quando ainda era pequena. Cresci no Estoril a ver o mar, mas o Tejo e a cidade sempre chamaram por mim. Agora sinto estas ruas, estes cheiros, esta luz e estes sabores, e  encanto-me com as pessoas de todos os tempos e de todos os mundos que cá vivem. Estudei Desenvolvimento e Cooperação. Trabalho em Desenvolvimento Comunitário. Gosto de partilhar esta cidade viva com todos aqueles que  gostam de viver. Em Nova York, descobri que se podia conhecer uma cidade através dos seus sabores. Sou a Alexandra Santos e acredito que os sabores de Lisboa  também devem ser partilhados.

 

Com raízes na Beira, mas nascido em Olisipo, sempre me interessei pelas histórias da História. Por ser um curso que reunia a História e a Arte, licenciei-me em História, variante Arqueologia na FCSH/UNL, onde acabei por fazer também o mestrado na mesma área. Sou o Carlos Boavida.Sempre gostei de andar a pé por Lisboa e ir descobrindo os seus recantos e memórias, tanto sozinho como acompanhado por amigos ou familiares.

 

Sou o Manuel Fialho, Lisboa é a cidade onde nasci, cresci e vivo. Sempre com o Tejo como pano de fundo fui conhecendo esta cidade e aprendendo a gostar dos seus recantos, praças, largos, edifícios e pessoas. Sou investigador do Gabinete de Estudos Olisiponenses onde me dedico a tempo inteiro a estudar a história de Lisboa. Doutorando em História Medieval, procuro não só conhecer a Lisboa presente, mas também reconstituir a cidade que já não vemos e que nada nos impede de imaginar.

 

Nova imagem (1)

Chamo-me José Miranda e sou um lisboeta apaixonado pela História, por esta cidade, pelas suas gentes e tradições. Na Lisboa Autêntica tento contagiar os outros com este amor, partilhando o que sei com todos os que se atrevem a descobrir Lisboa com novos olhos.

 

 

 

 

Estágios:

2012 – Jessica Whitfield – Línguas Modernas Português e Espanhol pela Universidade de Leeds

2013 – Ana Carolina Dias – Licenciatura em Turismo, vertente Informação Turística, no Instituto Superior de Novas Profissões

2013 – Rita Costa – Gestão de Animação Turística, no Instituto Politécnico de Leiria

2014 – Marco Muscariello – Degree in “Business Administration” – University “Seconda Università di Napoli”- Capua (CE)

2014 – Cátia Pedroso -Licenciatura em Turismo, vertente de Informação e Animação Turística, na Universidade Europeia

2014 – Federica Di Marco – Bachelor’s degree International Realations faculty of foreign languages for International Communication, Catania (Itália). Master’s degree Foreign Languages fot International communication Almamater Studiorum Foreign Languages School, bologna (Itália)

2014 – Raquel Dias Cardoso – Licenciatura Animação Turística Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche – Instituto Politécnico de Leiria

  • Elvira Bugalho

    Já saboreei Lisboa com estes autênticos amantes de  Lisboa…mas a cada mês que passa novas perspectivas , novos olhares aparecem nesta Lisboa que agora se mostra mais autenticamente àqueles que gostam de conhecer com mais verdade os lugares por onde passam. Continuarei a ir convosco…. 

  • Manueluisalmeida

    Com a minha esposa efectuamos no dia 27/04/2012  o passeio Lisboa do fado. Muito obrigado Ana Marques, obrigado também ao fadista RUCA. 
    Com gente jovem deste quilate de certeza que o País vai para a frente. Lisboa Autêntica uma empresa que vai prosperar e afirmar-se.

  • J Piresikh

    Parabéns, superam-se todas as semanas a isso se chama evolução sustentada .
     E um obrigado ao Paulo que me desencaminhou para que eu desencaminhe outros  a conhecer
    a cidade que os acolhe , mas que com a Lisboa Autentica se descobre o que se julgava inexistente .

      Jorge Pires

  • Helena Graça da Silva

    Foi uma experiência interessantíssima, aquela , em que participámos hoje! Acompanhados por guias altamente documentados e de simpatia extrema, a Ana Mafalda e o Paulo, percorremos ruas e vielas; atravessámos largos e pracetas; ouvimos histórias e anedotas, e vimos fotografias da Lisboa antiga; visitámos tascas fabulosas; mercearias únicas, uma pela qualidade dos géneros, e que, por isso mesmo, tem resistido aos tempos e às crises, outra que serviu de cenário a um riquíssimo almoço de bacalhau ; fomos recebidos pelo Chefe de Sala do célebre “Tavares Rico”, in loco; soubemos onde se vendem as melhores conservas nacionais e também os sabonetes de azeite e ervas aromáticas para deixar as mãos macias; e, por fim, entrámos na Rua do Capelão e brindámos com a ginginha da “Severa” à saúde de quem organizou este delicioso passeio e de todos os que nele tomaram parte. Bem hajam!
    Parabéns à organização!
    Continuem a dar cor à nossa maravilhosa LISBOA!

    Helena Graça da Silva

  • Vera Correia

    Excelente
    organização, escolha dos locais a visitados bem como das experiências
    gastronómicas proporcionadas. Alguns manifestaram vontade de voltar a realizar
    atividades com a Lisboa Autêntica.

    Obrigada
    pela vossa simpatia e profissionalismo.
    Vera

  • Maraine5

    Que tal fazerem um passeio nas melhores esplanadas de Lisboa … para aproveitar o nosso Sol que é tão bonito ao longo do ano.

    Marina Gonçalves

  • Rita

    Fiz o passeio com o arqueólogo ao Carmo, gostei muito, espero poder passear convosco mais vezes! Bom trabalho e votos de muito sucesso!

  • Fernanda de Matos

    Enche-me de alegria saber que existem tantas pessoas jovens num projeto cheio de vida e interesse da procura das raízes do meu povo. Irei adorar caminhar com Vocês. Muito obrigada. 

  • Elvira Bugalho

    Com tantos colaboradores tão competentes não admira que aqueles que aderem aos vossos passeios, tenham sempre vontade de voltar e levar os seus amigos…eu já o fiz várias vezes…e vou continuar !

  • Ana Lucia Rodrigues

    Vocês criaram um grande serviço. Sempre esperei por algo assim. Espero poder participar de muitos passeios a pé.